Servidores fazem manifestação gigante em Curitiba - SindiSeab

Servidores fazem manifestação gigante em Curitiba

Diante da pressão, governo abre comissão permanente para negociar reivindicações dos sindicatos do FES. Confira os nomes indicados.
30/04/2019

Grande Ato Público - quem pensou que os servidores estariam desmobilizados e acuados se surpreendeu. O ato público de 29 de Abril, marcou quatro anos do Massacre do Centro Cívico, reuniu cerca de 10 mil pessoas em Curitiba e paralisou inúmeras repartições públicas em todo o Paraná.

As principais reivindicações dos servidores são a reposição da inflação e o posicionamento contra a reforma da Previdência que, uma vez aprovada, vai atingir a todos os trabalhadores, inclusive o funcionalismo. No interior, aconteceram atos públicos também em Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

A dor do bolso - o funcionalismo estadual está amargando um arrocho salarial de 17%, segundo os estudos do economista do FES, Cid Cordeiro. São três anos de salários congelados e a inflação acumulada já consumiu o equivalente a dois salários inteiros, por ano, de cada servidor público do Paraná (clique aqui).

E este dinheiro onde está? Nos cofres do Governo. Na Audiência Pública sobre a data-base, em 23 de abril, o FES comprovou que o Governo tem, sim, todas as condições de honrar com seus compromissos com os servidores (confira aqui e aqui).

Promessa é dívida - enquanto candidato, Ratinho Jr prometeu pagar a data-base do funcionalismo estadual (assista). Agora, governador, usa a mesma estratégia de seus antecessores: a manipulação dos números. Mas o FES, experiente e atento, rebateu à altura (leia aqui).

Na reunião de ontem, que durou quase duas horas, o governo recuou e encaminhou para a criação de uma comissão permanente, paritária, para negociar o pagamento da data-base e as demais reivindicações dos servidores. Hoje, o FES protocolou ofício denominando os membros que vão representar os servidores. Na tarde próxima sexta-feira, acontece a primeira reunião de trabalho da Comissão Permanente. Pela manhã, os membros da comissão do FES se reúnem na sede da APP-Sindicato. Confira quem faz parte:

Poder Executivo - Titulares:

01 - Mauro Rockenbach - Presidente - Governadoria

03. Marcelo Alves Seabra

04. Carolina Barbieri Brito Nadolny

Assessoria:

01. Cid Cordeiro (Economista)